Projeto de férias: Tela mosquiteira

As janelas de casa estavam ficando fechadas à noite por causa dos mosquitos, o que é quase irracional considerando-se o calor que faz por aqui.

Dificuldade: Fácil
Tempo: 4h
Material: Cantoneiras de alumínio 1/2”, tela mosquiteira, rebites, cola quente ou cola de contato.
Ferramentas: ver texto.

A primeira solução foi uma tela mosquiteira pronta para instalar, que compramos na Leroy Merlin.

Funciona como quebra-galho, mas é feia que dói, atrapalha na hora de abrir e fechar a janela, e alguns bichos mais determinados ainda acabam passando pelo espaço entre o velcro e a parede.

Sem falar que o adesivo do velcro também marca a parede de forma irre versível. Fui tirar um deles e saiu junto a tinta e a massa corrida. O ideal seria colocar a tela por fora, com uma armação de alumínio. Mas esse tipo de tela está absurdamente caro aqui na cidade, uma das lojas orçou em R$ 1000,00 para colocar em todas as 4 janelas da minha casa, o que eu não gastaria com nem se tivesse sobrando.

Olhando um modelo pronto achei que não seria difícil fazer – é um quadro com uma tela  esticada. A tela eu já tinha, pregada na parede com velcro, e a armação poderia ser feita facilmente com cantoneiras de alumínio de 1/2”.

As ferramentas que usei estão na foto ao lado, com exceção da pistola de cola quente, que peguei depois pra colar a tela na armação. Uma serra de arco, óculos de proteção (furar alumínio faz voar cavacos), uma lima, martelo, rebitador manual, rebites de alumínio, broca, furadeira, trena. E um preguinho de aço, pra marcar os furos.

Ferramentas prontas, partindo para a execução. A primeira medida foi medir o vão onde instalei a tela. Por sorte a minha janela tem a parte de correr por dentro, de modo que os vidros fixos, do lado de fora, têm um vão entre eles. O vão mede 90cm x 1m, é nessas medidas que as cantoneiras de alumínio foram serradas.

Com os quatro pedaços de cantoneira prontos, o próximo passo foi colocá-los no lugar, pra fazer os ajustes e medir onde seriam furados. Um dos segmentos ficou grande demais, então tive que ajustar com a lima, que também serve pra remover as rebarbas do corte do alumínio. Com os quatro segmentos no lugar, pode-se medir para furar. Com um preguinho de aço, fiz marcas nos dois segmentos onde as cantoneiras se cruzam. Depois fiz um “X” (marcado em vermelho na foto) usando as pontas da cantoneira como referência. O meio do “X” marca o local do furo. Após furar a cantoneira horizontal, recoloquei no lugar pra marcar onde a cantoneira vertical deveria ser furada. Marquei também em qual canto da janela estava cada ponta do quadro – como a janela tem pequenas diferenças entre os lados, o quadro tem que ser ajustado de acordo e entrar na posição certa.

Com as quatro cantoneiras furadas, ajustadas e sem rebarbas, é só rebitar os furos, e colar a tela por dentro do quadro com cola quente. É importante cortar a tela um pouco maior que o quadro (uns 3~4 cm de cada lado), para poder dobrar um pedaço na parte de dentro, o que ajuda a manter a tela fixa no lugar.

A fixação eu fiz com pequenos furos no quadro da janela (dois de cada lado) e parafusos de rosca soberba. Não fure na parte de baixo, pois isso permite a entrada de água no quadro, que o enferruja por dentro.

O resultado final está aí, bem mais prático, de boa aparência e fechado do que a solução anterior, por um custo bem razoável.

Sobre ricardotq

seeker of truth follow no path all paths lead where truth is here.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

26 respostas para Projeto de férias: Tela mosquiteira

  1. Alexandre disse:

    Onde vc encontrou estas esquadrias de aluminio?

    • ricardotq disse:

      Alexandre, eu comprei em uma loja de materiais de construção, normalmente eles vendem em barras de 3 metros. Depois cortei com uma serrinha de arco, furei nas pontas e uni com rebites. Uma rebitadeira manual sai por uns R$ 15,00 e tem muitas utilidades, mas se você preferir, pode usar parafusos passantes com porca, que dá o mesmo resultado.

  2. Irineu Pinto disse:

    Fala Ricardo.
    Estava pretendendo fazer as minhas de madeira mas com aluminio o acabamento é outro realmente.
    Minha dúvida é como fixou a tela, pode detalhar? Conseguiu deixá-la bem esticada?
    Abraço

    • ricardotq disse:

      Oi Irineu,

      Usei cola quente. Quando cortei a tela deixei uma sobra de uns 5 a 10 cm maior que o quadro de alumínio, para poder dobrar e colar depois.
      A cola quente soltou depois de um tempo em alguns pontos, quando isso aconteceu usei cola de contato (cola de sapateiro), essa não solta mais.

      Abraço,

  3. Eliezer Aquino disse:

    Por quanto ficou o total em comparação aos R$ 1000,00 orçado anteriormente?

    • ricardotq disse:

      Oi Eliezer,

      Ficou pouco mais de R$ 100. Em cada cantoneira de 3m paguei por volta de R$ 7,00, a tela foi a parte mais cara, se me recordo bem ficava em torno de uns R$20 o metro quadrado.

  4. Claudia disse:

    Oi Ricardo,

    Como estou sendo devorada pelos mosquitos, estava pensando em tentar montar uma tela para as janelas daqui de casa. Vai ser uma aventura, porque nao tenho experiencia em fazer nada assim. Mas vamos la! Voce poderia me dizer qual o nome da tela (o material que eu devo procurar para a tela)? Outra coisa, quando voce cola a tela na armacao de aluminio, olhando a foto acima, das duas cantoneiras unidas, a tela fica colada no lado de dentro, ou seja do lado que esta na parede da foto, ou do lado dos rebites? E por fim, a tela tem resistido ao sol e chuva?

    Muito obrigada por descrever seu projeto!

    Claudia

    • ricardotq disse:

      Oi Claudia.

      A tela é de nylon, acho eu. Adaptei de uma tela que eu tinha comprado pronta com velcros, em uma dessas mega-lojas de construção. Mas já vi em lojas de jardinagem, é a mesma tela que se usa para cobrir mudas e plantas sensíveis ao sol.

      Colei a tela na parte que fica “escondida” das cantoneiras, ou seja, virada para dentro da janela na parte de trás dos rebites. Confesso que depois pensei em usar uma tabuinha ou algo do tipo pra dar mais firmeza, mas a cola quente acabou formando a superfície necessária para mantê-la esticada.

      O maior adversário tem sido o vento. Precisei colar a parte inferior da tela novamente umas duas vezes, mas ao invés de cola quente usei cola de contato, descobri que ela prende com mais firmeza. A próxima que vou experimentar é cola de PVC (aquela para tubos) e talvez cola de junta de motor, por sugestão de um amigo que tem colado metal com plástico com uma certa frequencia ultimamente.

      Quando estiver pronto, mande a sua impressão, se achar alguma solução nova.

      Ricardo,

  5. cristina augusta disse:

    oi muito bacana vou fazer na minha casa

  6. Matilde Ruiz disse:

    Gostei de saber que a cola de contato vai me ajudar na reforma das telas antigas. Na minha cidade não encontrei nada. Mas os materiais necessários estou buscando no Rio Grande do Sul, até mesmo o rolete de nylon, que nem sabia como usar. Pelo valor pedido para 4 janelas, creio que vou ficar no lucro se conseguir fazer um bom serviço. Se gastei 72,00 reais de material e frete, para duas janelas, é mais que provado que vale a pena aprender.

    • ricardotq disse:

      Matilde, lembre de cortar a tela sempre um pouco maior que o quadro, para que possa dobrar nas bordas. A sobra da tela, depois de dobrada, fica bem mais fácil de colar. Boa sorte!

  7. Bruno disse:

    Já pensou em uma canaleta mais fina para pregar a tela por pressão com uma mangueirinha? Ai não tem a necessidade de colar a tela e dá pra tirar pra lavar depois e tal…

  8. Marks disse:

    Bruno explica melhor essa ideia sua, canaleta de que material? como fixar sob pressão?

  9. heliton ferreira dos reis disse:

    isso é legal ja fiz tambem , a tela pode ser colada com silicone , cole dois lados primeiro e deiche secar depois de seco estique e cole os dois finais o quadro pode ser parafusado ou mesmo arrebitado na janela

  10. Existem canaletas de alumínio já apropriadas para o encaixe da tela e uma borrachinha também para esta finalidade. Tudo encontrado em casas especializadas em vendas de esquadrilhas de alumínio.

  11. marcos menezes disse:

    Este perfil de alumínio que é próprio para tela mosquiteira é uma mão na roda e sendo assim bem mais caro também, pois além do perfil com canaleta para fixar a tela é necessário comprar o macarrão de espuma e o canto de esquadro para unir o perfil em quadro.

  12. Gil disse:

    Ricardo eu fiz as minhas (para meus banheiros) com canaleta de pvc, aquela de fio, e com o tecido tule e dupla face. Como eu já tinha o tecido e achei que serviria… e não tenho ferramentas… E ficaram ótimas, fiz o molde do vão em papelão, como as canaletas abrem posicionei um dos lados no papelão, coloquei o tule com uma folga de 5cm sobre, depois a tampa das canaletas já prendendo o tule no lugar, a fita dupla face usei para prender a sobra do tule em uma das laterais e pronto. O primeiro fiz com as quinas retas, já no segundo banheiro cortei 45 graus. Encaixa muito bem no vão, não entra nem mosquito, nem lagartixa (prefiro matar 100 baratas do que encontrar uma única monstra dessa). Custo por “tela” R$0,90. talvez não daria numa janela grande… mas resolveu no meu caso.

  13. lucimara disse:

    Oi. Também estou precisando resolver esse problema aqui em casa. Aqui as janelas são todas de madeira. Será que existe algo parecido com essa cantoneira em madeira?

  14. Alessandra Carvalho disse:

    Oi Ricardo.
    Meu marido é bem interessado fazer uma tela mosquiteira ele mesmo. Ele tem várias ferramentas. Os preços orçados pelos profissionais que vem até aqui são os mais variados e dão medo . Na sua opinião em quantas seções devemos dividir uma tela mosquiteira para um vão de varanda cuja largura é de 10,44 m largura por 2, 50 m de altura ? Perfis , de preferencia de aluminio com pintura eletrostaica branca ( exigencia da sindica) e tela de nylon. Aqui em casa venta quase o ano todo . Ninguem consegue calcular o tamanho de cada secao , contando com o vento. Estou no Jardim oceânico a 4 quadras da praia , no rio de Janeiro. Grata.

  15. Atenaelson disse:

    Bom dia eu estou com o projeto de fazer tela mais q abre e fecha no mesmo modo da janela estou a prcura do material

  16. Geraldo F dos Santo disse:

    Faço tela mosquiteiro com kit , perfi de aluminio,tela e borracha ,orçamento sem compromisso.

  17. Geraldo F dos Santo disse:

    Faço tela mosquiteiro com kit , perfi de aluminio,tela e borracha ,orçamento sem compromisso.
    Santo ANDRÉ sp

  18. Bill telas disse:

    Legal a dica mas esse tipo de tela não resiste, fica mole em pouquissimo tempo. Compre telas feita por profissionais experientes, dura muitos anos, vale o investimento.
    http://www.billtelas.com.br

Deixe um comentário